Do palanque ao esquecimento: Ex-apoiadores de Balabam rompem o silêncio e encaminham denúncias ao Rosário Notícias

Do palanque ao esquecimento: Ex-apoiadores de Balabam rompem o silêncio e encaminham denúncias ao Rosário Notícias
Publicado em 08/01/2025 às 14:59

Redação

Um vídeo de revolta do advogado e empresário Paulo Lubi gerou grande repercussão nas redes sociais e em grupos de WhatsApp. Nele, Paulo desabafa emocionado com a situação política de Rosário Oeste, fazendo uma crítica à gestão do prefeito Mariano Balabam (PSB).

No vídeo, ele expressa sua frustração com a exclusão de pessoas que, como ele, apoiaram incondicionalmente o prefeito durante a campanha eleitoral. Segundo Paulo, “muitos militantes, que se dedicaram ao projeto de mudança, estão agora sem emprego, enquanto a gestão do prefeito opta por nomeações familiares de secretários e de pessoas próximas ao seu círculo de confiança”.

Paulo começa sua explanação ressaltando o valor da amizade, que, segundo ele, “deve ser cultivada e permanecer nas vidas das pessoas todos os dias”. Ele faz “uma crítica não à gestão de Mariano Balabam, mas à lealdade e fidelidade de amizades”, que, para ele, “não foram correspondidas”.

O vídeo deixa claro o sentimento de desilusão de muitos apoiadores que, apesar de acreditarem na mudança prometida, acabaram sendo deixados de fora, enquanto familiares de secretários , amigos e ex-funcionários de uma das fazendas do prefeito ocupam cargos públicos.

Veja abaixo o vídeo na íntegra:

Além disso, outros militantes da campanha de Balabam denunciam que a Prefeitura de Rosário Oeste foi transformada em um “puxadinho” de uma das fazendas do prefeito, com a nomeação de diversos parentes e pessoas próximas à ele, incluindo Elton Buffon, atual secretário de Infraestrutura que é esposo de Leila Buffon, atual secretária de Finanças, ambos ex-funcionários da fazenda.

As nomeações estariam em desacordo com a ética pública e a legislação vigente, criando uma rede de nepotismo e favorecimento explícitos, que é um dos pontos mais críticos das denúncias dos militantes “esquecidos” no “Vale dos Ossos Secos”.

Enquanto isso, o site Rosário Notícias investigou e denunciou o nepotismo na gestão de Mariano Balabam, trazendo à tona informações sobre nomes questionáveis.

Este site descobriu que vários parentes dos secretários Alexandre Taques Lucena (Governo) e Ricardo Rodrigo (Saúde) e mais alguns amigos e ex-funcionários do prefeito Mariano Balabam estão ocupando cargos de confiança, como Mariana Luiza da Silva Santos, nora do Secretário de Governo, Alexandre do Bauxi, que ocupam a posição de coordenadora do CRAS no Distrito do Bauxi.

Também foi apontado que o filho de Alexandre, Luciano Guimarães Lucena, é responsável pelo sistema de abastecimento de água no mesmo distrito.

Outros exemplos ainda indicam que a irmã de Thiago, funcionário de uma das fazendas do prefeito, e Gilson, também funcionário, mas de outra fazenda de Balabam, ocupam cargos públicos, apesar de não terem sido formalmente nomeados para cargos oficiais.

A denúncia de nepotismo se estende ainda a Nalva Guimarães, esposa de Alexandre, que, embora seja efetivada na Secretaria de Serviços Gerais, estaria presente como auxiliar de cirurgião dentista, função para a qual não possui registro no Conselho Regional de Odontologia.

O Rosário Notícias também destacou que Andréia da Silva Fontes, cunhada do Secretário de Saúde, Ricardo Rodrigo, ocupa a carga de enfermeira no PSF do Bairro Aeroporto, enquanto a esposa dele, Edyellen Nunes da Silva, trabalha como advogada na Assessoria Jurídica da Prefeitura.

Em resposta a essas denúncias, a equipe do Rosário Notícias entrou em contato, tanto com o secretário de Saúde Alexandre Lucena como com o secretário de Saúde, Ricardo Rodrigo, mas, até o momento da publicação, não houve retorno dos mesmos ou do próprio Prefeito Mariano Balabam que não tem Wattasap e se comunica com sua equipe através de um Rádio HT, conforme mostra a foto abaixo.

A equipe de reportagem irá enviar os mesmos questionamentos ao Ministério Público Estadual que deverá se posicionar formalmente sobre o caso em breve.

As acusações de nepotismo são graves, mas, por enquanto, a Prefeitura de Rosário Oeste não emitiu nenhuma Nota Oficial sobre o assunto do nepotismo especificamente para dar uma satisfação a população de Rosário Oeste.

E, enquanto isso, o vídeo de Paulo Lubi segue sendo amplamente compartilhado, destacando a frustração de muitos cidadãos que se sentiram traídos pela administração do prefeito Mariano Balabam.

A população aguarda respostas e ações concretas para garantir que a gestão pública seja conduzida com transparência, ética e respeito à lei.