Prefeito Mariano Balabam é alvo de críticas de internautas que cobram faculdade e reclamam que foram esquecidos para compor a gestão
Redação
Quinze dias após assumir o comando da Prefeitura de Rosário Oeste, Mariano Balabam ainda não apresentou soluções concretas para os problemas do município, deixando manifestações e apoiadores inquietos. Durante sua campanha, Balabam prometeu vender uma de suas fazendas para construir uma faculdade no município, garantindo aos jovens a oportunidade de estudar sem precisar viajar para Cuiabá ou Diamantino.
Porém, até o momento, não há sinais de que a promessa será cumprida. Na manhã desta terça-feira (14), uma internauta cobrou diretamente no grupo de WhatsApp “Mariano Prefeito 40” a construção da faculdade prometida.
Outro grupo de Wattsap, formado durante uma campanha, tem sido palco de insatisfações, especialmente de ex-candidatos a vereadores e apoiadores que alegam estar sendo ignorados pela gestão.
Enquanto isso, Balabam tenta se mostrar ativo. Nesta terça-feira, ele se reuniu com representantes de universidades e vereadores para discutir melhorias no transporte escolar universitário. Apesar de ser uma pauta importante, a população questiona por que medidas mais ambiciosas e transformadoras, como a construção da faculdade, não estão em andamento.
Além das promessas não cumpridas, a gestão de Balabam enfrenta denúncias de nepotismo feitas pelo Rosario Notícias.
Um homem identificado apenas pelo nome de Valter gravou um áudio desabafando em um grupo de Wattsap sobre o fato de militantes e apoiadores de campanha terem sido esquecidos pelo prefeito Mariano Balabam e em poucas horas o vídeo viralizou e há dias vem sendo compartilhado em outros grupos de whatsapp e também nas redes sociais.
Fontes apontam que parentes de secretários e do próprio prefeito ocupam cargos estratégicos na administração municipal, em possível violação à Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, que trata do nepotismo.
A equipe do Rosário Notícias apresentou denúncias de parentesco envolvendo servidores da Secretaria de Saúde e do CRAS no Distrito do Bauxi. As acusações incluem desvio de função e contratação de familiares sem critérios técnicos claros. Até o fechamento desta matéria, nem o Secretário de Governo, Alexandre do Bauxi, nem o Secretário de Saúde, Ricardo Rodrigo, responderam aos nossos questionamentos.
Perguntas que precisam ser respondidas:
Quando o prefeito Mariano Balabam apresentará um cronograma realista para cumprir a promessa da faculdade?
A gestão municipal tomará medidas para apurar denúncias de nepotismo e corrigir possíveis irregularidades?
Qual é e foi o critério usado para a escolha dos secretários municipais da atual gestão?
A Prefeitura está realmente comprometida com a transparência ou seguirá se esquivando dessas acusações?
A população de Rosário Oeste merece respostas e, acima de tudo, ações concretas. O Rosário Notícias continuará acompanhando de perto os desdobramentos e cobrará, sempre, o compromisso de gestão com os interesses públicos.
O espaço segue aberto para os esclarecimentos oficiais tanto por parte do prefeito Mariano Balabam como por parte da Prefeitura Municipal de Rosário Oeste.