Ex-prefeitos e prefeito de outras cidades de MT cogitam disputar as eleições majoritárias de 2028 em Rosário Oeste

União inusitada ou salvação para Rosário Oeste? Ex-aliados de Balabam cogitam formar uma Frente Suprapartidária contra sua Gestão.

Ex-prefeitos e prefeito de outras cidades de MT cogitam disputar as eleições majoritárias de 2028 em Rosário Oeste
Publicado em 19/01/2025 às 11:09

Redação

Mal terminou a eleição municipal de 2024 e os bastidores de Rosário Oeste já estão fervendo com grupos políticos que perderam para o atual prefeito Mariano Balaban (PSB) já começaram a se articular nos bastidores para tentar formar um único grupo de oposição, unido com o objetivo de fazer frente à gestão do atual chefe do Executivo, que enfrenta denúncias graves e um cenário de caos administrativo.

Casos de nepotismo, favorecimento de familiares e amigos de secretários municipais e a falta de ação eficaz são apenas alguns dos pontos que geraram críticas à administração de Balaban.

Entre os principais nomes que já despontam no cenário político da cidade, em 2028, é o do empresário Leocir Hanel, ex-prefeito de Nobres, que surge como um grande candidato.

Hanel, que conquistou grandes avanços durante sua gestão em Nobres, como melhorias na infraestrutura, turismo, cultura e assistência social, já está cogitando transferir seu domicílio eleitoral para Rosário Oeste e disputar a prefeitura local.

A essa movimentação nos bastidores já indica que ele poderá ser apoiado por nomes de peso da oposição, como o ex-prefeito Alex Berto (UB), o advogado Dr. Carlinhos Mendes (POD) e o empresário Luiz Fernando (MDB),ambos candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2024, além da ex-vice-prefeita Tânia Conrado (SEM PARTIDO), que é cogitada a ser a candidata a vice de Hanel, caso sua candidatura de confirme.

Recentemente, a possível candidatura de Leocir Hanel em Rosário Oeste foi destaque em uma matéria do Site Página 1, que abordou sua intenção de disputar as eleições municipais de 2028.

Com grande apoio político somado a sua capacidade de articulação e o fato de ter sido responsável pela eleição de seu sucessor em Nobres, o ex-deputado estadual Zé Domingos (UB) mesmo após dois mandatos consecutivos (enfrentando o desgaste natural de duas gestões seguidas), são trunfos que colocam Hanel como um forte concorrente.

A situação de Balabam, por outro lado, tem sido mostrada cada vez mais difícil. Sua gestão está ficando marcada por revogações de portarias, erros administrativos e uma série de promessas não cumpridas. Além disso, as acusações de nepotismo na sua administração ganham força, especialmente em relação ao seu secretariado.

A denúncia protocolada pelo Site Rosário Notícias à Promotoria Pública, envolvendo o favorecimento de familiares em cargos estratégicos da prefeitura, só agrava ainda mais sua imagem. Entre os citados na denúncia registrada como Notícia de Fato Nº 000053-080/2025, estão casos envolvendo parentes dos secretários municipais Ricardo Rodrigo (Saúde) e Alexandre do Bauxi ( Governo) e ainda com ex-funcionários das fazendas do gestor ocupando cargos de alto escalão como é o caso do Casal Buffon, com Elton Buffon como secretário de Infraestrutura da Prefeitura e sua esposa Leila Buffon no comando da Secretaria de Finanças e tantos outros nomes no segundo e terceiro escalão ligados aos Buffon, Alexandre, Ricardo Rodrigo e também ao prefeito Mariano Balabam, tem gerado um clima de revolta e indignação na população.

A possibilidade de uma união entre os três principais candidatos derrotados por Balaban, com Leocir Hanel à frente, representa uma nova esperança para os militantes que se sentem abandonados pela gestão atual.

Hanel, com seu perfil empreendedor e sua base de apoio político sólido, já começa a traçar seus passos para o pleito de 2028, incluindo a instalação de um novo empreendimento em Rosário Oeste, o que fortalece ainda mais sua presença na cidade.

Além disso, outros nomes como o ex-prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, também estão cogitando se candidatar à Prefeitura de Rosário Oeste. Loureiro, com fortes vínculos familiares e culturais com a cidade, pode ser mais um adversário de peso para Balabam.

Nos bastidores, especula-se ainda, que o prefeito de Jangada, Rogério Meira, também estaria interessado em renunciar no último ano de seu mandato em 2027, para se candidatar à prefeitura rosariense, buscando expandir seu poder na política regional e estadual para tentar formar seu próprio grupo dentro da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM) para futuramente ele disputar a presidência da entidade.

Em meio a esse cenário de articulações e disputas, o prefeito Mariano Balabam começa a se ver cercado por adversários de peso e enfrentar um desafio colossal para manter o poder em Rosário Oeste.

E para completar o “inferno astral” em que está vivendo, Mariano Balabam já começa a ser alvo de críticas do empresário e advogado Dr. Paulo Lubi, um dos seus principais apoiadores e o fazendeiro Carlos Figueiredo, que segundo ele, tem atuado como voluntário na atual gestão, tem gravado e compartilhado áudios em grupos de whatsapp, dizendo que aquelas pessoas que não votaram no atual prefeito, devem ficar longe da Prefeitura de Rosário Oeste.

E está postura de Figueiredo pode ter estimulado a oposição a começar a cogitar uma união entre os grupos derrotados que poderão apoiar uma possível candidatura do ex-prefeito de Nobres, Leocir Hanel.

Ouça abaixo o áudio enviado por Carlos Figueiredo nos grupos de whatsapp, os quais foram rebatidos pelo ex- de obras Ademir Figueiredo e também pela presidente da Associação dos Bons Amigos da Forquilha do Rio Manso, Marcilene de Souza Carvalho de Oliveira.

As dificuldades para implementar mudanças, somadas às acusações de nepotismo e falhas administrativas, podem tornar sua reeleição um grande desafio, se Leocir Hanel e os outros opositores conseguirem se unir e formar um novo grupo político e aí, Mariano Balabam será prefeito de um mandato só.

Com o futuro político de Rosário Oeste em jogo, o clima é de expectativa. A cidade está prestes a vivenciar daqui há quatro anos, uma das eleições mais disputadas de sua história, e o tempo dirá quem conseguirá conquistar a confiança da população e virar a página de uma gestão que, até agora, se mostrou incapaz de atender às demandas de seus cidadãos.