Rosário Oeste: Após tentativa de confisco da Secretária de Finanças, Ministério Público garante que camionete Hilux permanece com o Conselho Tutelar

Rosário Oeste: Após tentativa de confisco da Secretária de Finanças, Ministério Público garante que camionete Hilux permanece com o Conselho Tutelar
Publicado em 03/02/2025 às 21:46

Redação

No final de janeiro, a equipe do Rosário Notícias recebeu a informação de que a secretária de Finanças de Rosário Oeste, Leila Buffon, teria convocado os cinco conselheiros tutelares da cidade para reivindicar a posse de uma caminhonete Hilux. O veículo está cedido ao órgão por determinação judicial do Ministério Público Estadual, através da Promotoria Pública de Rosário Oeste.

A Hilux em questão é produto de furto e foi acautelada pelo Ministério Público para uso exclusivo do Conselho Tutelar de Rosário Oeste, a pedido do Promotor de Justiça Dr. Lysandro Alberto Ledesma.

No dia 28 de janeiro, a equipe do Rosário Notícias apurou as informações recebidas e algumas fontes confirmaram a tentativa de retomada da caminhonete Hilux por parte da secretária Leila Buffon.

No mesmo dia, a equipe do Rosário Notícias esteve na Promotoria Pública de Rosário Oeste em busca de informações, mas não foi possível falar pessoalmente com o Promotor Dr. Lysandro Alberto Ledesma.

Ainda no dia 28 de janeiro, o Rosário Notícias conversou com uma fonte que presenciou uma discussão na sede da Prefeitura de Rosário Oeste, que se estendeu até a sede do Conselho Tutelar.

A secretária e os cinco conselheiros tutelares discutiram sobre a questão da caminhonete, que está sob a posse da instituição em regime de comodato por ser produto de furto.

Na manhã desta segunda-feira, 3 de fevereiro, a equipe do Rosário Notícias entrou em contato com o Ministério Público Estadual, que, por meio da Procuradoria Pública de Rosário Oeste, emitiu a seguinte nota:

“Em nota, o Ministério Público esclarece que a caminhonete foi acautelada pela Justiça a pedido da Promotoria de Justiça de Rosário Oeste para utilização do Conselho Tutelar. E que ainda não temos nenhuma denúncia ou investigação sobre a retirada do carro do Conselho Tutelar, contudo, em razão da autorização judicial, não há possibilidade de ninguém, sim, ninguém, nem instituição, órgão algum retirar. É para se fazer uso deste carro pelo Conselho.”

A atitude da secretária Leila Buffon gerou críticas, uma vez que a mesma tentou retirar a caminhonete Hilux do Conselho Tutelar sob alegação de “questões administrativas”, sem apontar se outro veículo seria destinado ao órgão.

O Conselho Tutelar desempenha um papel fundamental na proteção dos direitos das crianças e adolescentes em Rosário Oeste. A equipe do Rosário Notícias ressalta a importância do trabalho do Conselho Tutelar em uma cidade como Rosário Oeste e lamenta a atitude da secretária Leila Buffon, que parece desvalorizar a relevância do órgão para a comunidade.

A equipe do Rosário Notícias entrou em contato com a secretária de Finanças, Leila Buffon, por WhatsApp para que ela apresentasse sua versão sobre o ocorrido, mas até o momento da publicação desta matéria, não obteve resposta.

O espaço segue aberto para manifestação oficial por parte da Secretaria Municipal de Finanças através de nota da Prefeitura Municipal de Rosário Oeste, através de sua Assessoria Jurídica ou assessoria de imprensa, para que sejam prestados mais esclarecimentos sobre este assunto.