O que motivou a Operação Fake News 3 contra Aprá, Enock e Popó?
Blog do Romilson /RD News
A Operação Fake News 3, deflagrada pela Polícia Civil nesta terça (06), contra os jornalistas Enock Cavalcanti, Alexandre Aprá e o empresário Marco Polo Pinheiro, o Popó, foi motivada pela reportagem “Sócio de mineradora, juiz atuou em julgamento sobre lei pró-garimpo em MT”, publicada pelos sites Repórter Brasil e UOL, sobre negócios privados do desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Orlando Perri (leia aqui). Os três alvos tiveram celulares e notebooks apreendidos.
Segundo o governador Mauro Mendes, que aparece como vítima no inquérito que resultou na operação, duas matérias publicadas no site que pertence a Alexandre Aprá, uma delas de autoria de Enock Cavalcanti, tentavam estimular a população a acreditar em relações negociais ilícitas com Perri em detrimento aos interesses públicos. A razão seria a lei que beneficiava garimpeiros ter sido sancionada pelo chefe do Executivo estadual.
Já Popó, que é irmão do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, adversário polítio e desafeto pessoal do governador, teria sido responsável por disseminar as matérias. No caso, compartilhar os links em grupos de Whatsapp.