Menores de 9 e 12 anos são apreendidos por furto em Acorizal e um homem é detido por aliciamento de menores
Policiais do Núcleo de Polícia Militar (NPM) de Acorizal foram informados por volta das 13 horas desta segunda-feira (26) para atenderem uma ocorrência de furto e corrupção de menores.
Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, os policiais do NPM foram informados via telefone funcional que desde o começo desta segunda-feira (26) haviam ocorridos novos furtos em comércios locais e sempre com os mesmos “modos-operantes” dos furtos anteriores que foram realizados na cidade, como por exemplo, na Lanchonete do Pimenta e no Mercado do Seu Galego.
À época dos fatos, foi levantada a participação de menores infratores, porém, as investigações preliminares também apontavam a participação de outro meliante que encabeçava as ações delituosas e houve ainda, uma tentativa de furto na Distribuidora de Peças “Brutos” onde além do conduzido, contou com a participação de dois menores, porém o delito foi frustrado pelo proprietário que chegou no local e os envolvidos correram deixando as peças (radiadores) no chão.
E nesta segunda-feira (26), ao receberem a informação de que tinham ocorrido dois furtos em Acorizal, sendo um na Distribuidora da Sr.ª Iara e outro na Distribuidora do Sr. João, e de posse dos levantamentos anteriores, os policiais do NPM identificaram os autores e juntamente com a equipe do Conselho Tutelar local, fizeram a apreensão dos menores R.D.M.S. Idade: 9 anos e A.E.S. Idade: 12 anos.
O menor R.D.M.S estava na escola, e o menor A.E.S estava na sua residência, os quais por sua vez, relataram que foram coagidos a praticar os furtos por um homem identificado como Tiago Neves da Silva,19 anos e contaram que era ele que arquitetava as ações delituosas.
Tiago Neves da Silva foi localizado trabalhando em uma cerâmica local, momento que foi dado voz de prisão ao mesmo, sendo necessário uso de força moderada para conter a animosidade do mesmo e ainda foi algemado por receio de fuga.
O menor A.E.S contou ainda que era ameaçado por Tiago Neves para que praticasse os furtos juntamente com ele e que nas ações, o suspeito fazia a parte braçal do serviço, arrancando telhas, telhados, enquanto ele (A.E.S ) entrava pelo teto, subtraia valores e consumia produtos alimentícios.
Ainda de acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, os menores e aliciador levaram R$ 40 (quarenta reais) da distribuidora do Sr. João e na Distribuidora da Iara, subtraíram a quantia de R$100 (cem reais em espécie).
O suspeito e os menores foram conduzidos até a Central de Flagrantes em Cuiabá onde foi lavrado e registrado um Boletim de Ocorrências para as providências que o caso requer.
O 2° Sargento Leal e os Soldados Sampaio e S. Ferreira que atenderam esta ocorrência .