Em parceria com Prefeitura de Rosário Oeste, moradores do Distrito de Bauxi, fazem curso de Olericultura Convencional e Orgânica
Assessoria de Comunicação
Uma parceria entre a Prefeitura de Rosário Oeste, o Sindicato Rural Patronal, a Escola Marechal Rondon e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, trouxe o curso de Olericultura Convencional e Orgânica para os moradores da Vila do Distrito de Bauxi, que fica na zona rural de Rosário Oeste, às margens da rodovia MT 246.
7 pessoas participaram do treinamento em Olericultura Convencional e Orgânica que aconteceu na sede da Escola Marechal Rondon. O Curso teve como objetivo incentivar os participantes, produtores rurais do Distrito de Bauxi, a desenvolver o cultivo de hortaliças de forma técnica e comercial.
O treinamento percorreu as áreas de adubação química e orgânica, manejo do solo, identificação e controle de pragas e doenças, plantio de hortaliças folhosas, raízes e frutos e por fim, o trabalho de gerenciamento de propriedade rural.
O curso foi ministrado pelo instrutor do SENAR Rafael Reginato Ávila, o qual comentou que “pelo desempenho e interesse dos participantes teremos bom aproveitamento e replicação do conhecimento deste curso na prática em suas propriedades”.
A olericultura concentra-se no cultivo de plantas herbáceas cujas partes comestíveis são consumidas frescas, geralmente na forma de folhas, caules ou raízes. Este ramo abrange uma ampla gama de hortaliças, como alface, espinafre, cenoura e rabanete.
A olericultura desempenha um papel fundamental na agricultura familiar brasileira, representando mais da metade da produção total de hortaliças.
Além de garantir a segurança alimentar das famílias rurais, essa atividade também gera empregos e renda em comunidades locais, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país.