Praça Alencastro no Centro da Capital recebe bebedouro da Águas Cuiabá
Hiper Notícias
A onda de calor que atinge o Brasil nas últimas semanas coloca Cuiabá em destaque nacional, com a maior temperatura registrada no inverno em todo o país: 41,8°C de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além das altas temperaturas, a baixa umidade do ar, entre 30% e 20%, reforça a importância do cuidado com a saúde. Reforçando ações para o enfretamento do período seco na capital mato-grossense, a Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá, disponibilizou nesta quinta-feira (28), um bebedouro na Praça Alencastro, no Centro da cidade. As pessoas que passarem pelo local poderão se hidratar com água gelada de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 20 de outubro.
Além do cuidado com a saúde, junto com a escalada nos termômetros, cresce também o consumo de água, trazendo o alerta para o uso racional do recurso. O abastecimento pela rede pública está garantido e a capital mato-grossense mantém a produção e distribuição de água regular, mas é preciso a participação da população com a adoção de hábitos de não desperdício. No período de estiagem, o volume de produção tem variado diante das altas do consumo, quem vem sendo monitoradas de perto por técnicos da concessionária.
Segundo a diretora operacional da concessionária, Julie Campbell, o atual momento climatológico requer participação de todos para que o abastecimento ocorra de forma regular e satisfatória. “Com a ausência das chuvas, o desafio de tratar e distribuir água é ainda maior. Determinantes para o enfrentamento desse período, os investimentos operacionais realizados nos últimos seis anos têm garantido o fornecimento regular de água. Neste momento, o engajamento da comunidade numa cultura de não desperdício é conduta essencial”.
Na prática – A utilização do recurso hídrico de forma racional pode estar presente em tarefas simples do dia a dia, e que por isso, podem passar despercebidas.
No banheiro, não tome banhos demorados e mantenha a torneira fechada ao lavar as mãos e escovar os dentes. Utilize a descarga somente na medida necessária. Manter a válvula acionada por mais de 6 segundos pode consumir de 6 a 10 litros de água.
Os cuidados também devem estar na cozinha e na lavanderia. Na hora de lavar a louça, mantenha a torneira fechada. Só utilize a máquina de lavar roupas quando ela estiver totalmente cheia. Outra dica importante é reutilizar a água da máquina para outras atividades, como a limpeza de varandas e calçadas.
O carro está sujo? Aqui vai um alerta extra: você sabia que 15 minutos de mangueira ligada consomem 180 litros de água? Por isso, opte pelo uso de baldes e flanelas.
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Sobre a Iguá Saneamento – Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association – IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.