Prefeitura faz levantamento do LIRAa e continua o combate ao mosquito Aedes Aegypti em Rosário Oeste
Assessoria de Comunicação
A Prefeitura de Rosário Oeste através da Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Endemias começou nesta segunda-feira a coleta de informações do LIRA para levantar a área de incidência e a possível capacidade de infestação do mosquito Aedes Aegypti no município.
Durante esse trabalho os Agentes de Combate a Endemias entram nos quintais com o consentimento dos moradores e fazem a aplicação de cloro e também a coleta de dados para o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido ao Aedes Aegypti).
O LIRAa é um programa determinado pelo Ministério da Saúde que tem como objetivo a realização de uma pesquisa e coleta de larvas de mosquito no prazo máximo de uma semana em toda a área urbana do município, obedecendo uma metodologia de amostragem conforme o número de imóveis.
Ele permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes, indicando o possível risco de transmissão de dengue, febre de chikungunya e zika vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.
Com isso os agentes de endemias da Prefeitura dão continuidade ao trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti e também conscientizam a população sobre a importância de eliminar locais com água para e potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Durante estas visitas, os agentes orientam sobre a importância da limpeza nas caixas d’água, reservatórios e limpeza das paredes internas dos mesmos, como também, como manter os cuidados com os recipientes das plantas, alertando a necessidade limpeza das calhas de água, tudo evidenciado pelo trabalho educativo de orientação, buscando destacar junto à população as possibilidades de redução dos focos do mosquito.