Rosário Notícias revela escândalo de nepotismo na Prefeitura de Rosário Oeste
Denúncia expõe esquema de nepotismo em secretarias e Rosário Notícias cobra respostas
Redação
Recentemente, o site Rosário Notícias recebeu uma denúncia sobre práticas de nepotismo envolvendo a Prefeitura de Rosário Oeste, especificamente na Secretaria Municipal de Saúde e em outras secretarias.
De acordo com fontes, parentes próximos do secretário de Saúde, Ricardo Rodrigo, do Secretário de Governo Alexandre Taques Lucena, o popular Alexandre do Bauxi e do prefeito Mariano Balabam estariam ocupando cargos estratégicos dentro da administração pública municipal. A equipe de reportagem do Rosário Notícias iniciou uma investigação, levantando informações e verificando a veracidade da denúncia.
Fontes apontam que Mariana Luiza da Silva Santos, nora do Secretário de Governo, Alexandre do Bauxi, ocupa o cargo de extensão do CRAS no Distrito do Bauxi.
Luciano Guimarães Lucena, filho de Alexandre, é o responsável pelo sistema de abastecimento de água no mesmo distrito.
Nalva Guimarães, esposa de Alexandre, também estaria vinculada ao governo como efetiva no cargo de Serviços Gerais, mas estaria em desvio de função, atuando como auxiliar de cirurgião dentista, sem o registro necessário no Conselho Regional de Odontologia para exercer a sua função atual.
Além disso, Andréia da Silva Fontes, cunhada do Secretário de Saúde, Ricardo Rodrigo, ocupa o cargo de enfermeira no PSF do bairro Aeroporto, enquanto a esposa dele, Edyellen Nunes da Silva, trabalha como advogada na Assessoria Jurídica da Prefeitura.
Também circularam rumores sobre um suposto primo do Secretário de Saúde que, embora não tenha sido oficialmente nomeado, já estaria trabalhando como recepcionista no CRAS e essa informação está sendo apuradas e breve iremos trazer atualizações sobre este caso.
A denúncia gerou uma série de questionamentos que a equipe do Rosário Notícias fez chegar à Prefeitura. Em contato via WhatsApp, deixamos alguns questionamentos enviados ao Secretário de Governo, Alexandre do Bauxi, solicitando esclarecimentos sobre essas nomeações e a existência de possíveis desvios de função.
Os questionamentos também indagam se a administração municipal tem medidas adotadas para cumprir a legislação vigente, especialmente a Súmula Vinculante Nº 13 do Supremo Tribunal Federal, que trata do nepotismo nas nomeações públicas.
O Rosário Notícias questionou ainda se a Prefeitura segue alguma exceção quanto às nomeações de familiares e também enviou alguns questionamentos ao Secretário de Saúde, Ricardo Rodrigo, cobrando esclarecimentos sobre as práticas apontadas e, no caso de desvio de função, como está sendo tratado.
Reiteramos aqui que os questionamentos feitos aos secretários supracitados acima via mensagem de WhatsApp e serão enviados em breve forma oficial, ao Ministério Público Estadual, especificamente à Promotoria de Rosário Oeste, que irá em breve receber uma denúncia formalmente que será feita pelo Site Rosário Notícias.
O Rosário Notícias tentou ouvir por várias vezes os secretários Alexandre do Bauxi e Ricardo Rodrigo sobre a questão do nepotismo em suas respectivas pastas, mas, até o momento da publicação desta reportagem, este site ainda não havia recebido retorno das autoridades questionadas, mas continua aguardando um posicionamento oficial.
Por orientação jurídica não vamos postar nesta matéria todas as mensagens e áudios enviados aos secretários.
Entretanto, o Rosário Notícias reafirma seu compromisso com a transparência e a imparcialidade, garantindo à população de Rosário Oeste o acesso a informações claras e precisas sobre o caso.
Em virtude da gravidade da denúncia de nepotismo e do seu impacto na moralidade administrativa, o site Rosário Notícias espera que a Prefeitura de Rosário Oeste tome as medidas preventivas para apurar os fatos e, se for comprovado o nepotismo, adote medidas para corrigir a situação, garantindo que a administração atual pública esteja dentro dos princípios da legalidade e da ética.