Vereador de Primavera do Leste que foi cassado por perseguição política obtém vitória na Justiça e está de volta a Câmara de Vereadores
Minuto MT (Foto: Portal MT)
O policial rodoviário federal, Adriano Carvalho (PODEMOS), que havia sido cassado do cargo de vereador de Primavera do Leste (235 km de Cuiabá), em 30 de agosto de 2023, conseguiu do desembargador Márcio Vidal, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, uma liminar que suspende efeitos de um decreto legislativo e lhe retorna ao cargo.
A decisão foi publicada na manhã desta quarta-feira (14) e deve colocar fogo na cena política local, já que Adriano foi retirado do cargo por unanimidade, acusado de quebra de decoro parlamentar, em decisão que posteriormente foi mantida na 4ª Vara Civel da Comarca de Primavera do Leste.
Adriano foi alvo da Comissão de Ética após atribuir apelido e supostamente debochar de dicção do colega de parlamento, Iltemar Ferreira de Queiroz (União Brasil), o Temazinho Pedreiro. Mesmo sendo parte da denúncia, o vereador em questão não se declarou suspeito e votou favoravelmente à perda de mandato de Carvalho.
Além dele, o vereador José Paulo Zancanaro (MDB), que também é PRF e acabou acusado de vazar dossiê confidencial da agremiação para denegrir Adriano, e Manoel Mazzutti (MDB), se autodeclaram suspeito de participar como membros da Comissão Processante, mas não se abstiveram de participar da votação final que tirou o mandato de Adriano.
Munidos deste argumento de falha grave no processo, o vereador conseguiu o espaço jurídico necessário para retornar. O desembargador orientou a convocação de nova sessão, com a participação dos suplentes dos três vereadores ‘suspeitos’, para retomada do rito e nova apreciação da denúncia.